noticias goias

quanto custa para renovar a cnh em goiania

 

A CNH – Carteira Nacional de Habilitação é um documento com validade.
Sua renovação deve ser feita a cada 5 anos para pessoas entre 18 e 65 anos,
e a cada 3 anos para maiores de 65 anos. A renovação é feita em um dos postos do Vapt-Vupt ou no Detran. I – Ser considerado apto por exame médico (tem custo);Obs: Quando for requerida nos Vapt Vupt’s da capital e na sede do DETRAN, não é preciso levar foto 3×4 colorida, pois, a mesma é tirada on-line no momento da solicitação do serviço. O exame médico é pago diretamente na Clínica Médica no valor de R$ 60,00.

É a emissão de uma nova via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), procedimento necessário quando o documento estiver com a validade vencida.Não confundir com solicitação de CNH Definitiva. Caso esteja com a Permissão para Dirigir vencida,
Obs.1: O condutor poderá conduzir com sua CNH até 30 dias após seu vencimento.

Obs.2:  O Detran.SP esclarece que, desde maio de 2011, o processo de renovação das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) conhecidas por seu número de registro “Prontuário Geral Único (PGU)”, passa pela aprovação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em Brasília.

Esta mudança tem ampliado os prazos para renovação, transferência, emissão de segunda via, adição e mudança de categoria, exclusivamente, do documento nesse formato (PGU).

Quais os pré-requisitos?

1. Solicite o serviço na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de domicílio ou residência do condutor.
2. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverá estar em situação regular (não ter sido cassada ou suspensa).
3. O condutor deve ter efetuado o agendamento no portal do Detran.SP. Para as unidades que exigirem agendamento do atendimento, o condutor deverá apresentar o protocolo de agendamento impresso.
4. Caso seja estrangeiro, o setor de Renach, na sede do Detran.SP, solicitará autorização prévia ao Denatran.
5. O condutor também deve ter realizado curso de atualização para renovação da CNH no CFC-A ou ter feito a prova de direção defensiva e primeiros socorros na circunscrição regional de trânsito.Obs.: No “item 5” é exigido para o condutor que tiver sido habilitado antes de 22 de novembro de 1999 e não tiver realizado a renovação de sua CNH no período entre 22 de novembro de 2005 e a data atual. O cidadão pode realizar a prova referente às matérias de direção defensiva e primeiros socorro, realizando a agendamento pessoalmente, nas unidades de trânsito ou Ciretran. Se o condutor for reprovado na prova realizado na unidade de trânsito, deverá frequentar, obrigatoriamente, as aulas em um CFC-A. para acessar a Cartilha Denatran (Direção Defensiva e Noções de Primeiros Socorros no TrânsitoCursos que substituem o Curso de Atualização:

a) Curso de Capacitação, Formação, Aperfeiçoamento (curso complementar ou equivalente) ou Reciclagem, realizado ou atualizado a partir de 24/01/1998 de:
- Policiais Civis (Estadual ou Federal);
- Policiais Militares;
- Integrantes das Forças Armadas;
- Guardas Municipais;
- Agentes de Trânsito.

b) Curso de Capacitação para Médico ou Psicólogo – Perito Examinador de Trânsito, realizado ou atualizado a partir de 24/01/1998;
c) Curso de Condução de Veículo de Emergência, realizado ou atualizado a partir de 24/01/1998;
d) Curso de Reciclagem de Condutores Infratores, realizado a partir de 24/01/1998;
e) Curso de Transporte Coletivo de Passageiros, realizado ou atualizado a partir de 24/01/1998;
f) Curso de Transporte de Produtos Perigosos (MOPP), desde que conste a matéria Primeiros Socorros;
g) Curso de Transporte Escolar, realizado ou atualizado a partir de 24/01/1998;
h) Curso para Renovação da CNH realizado antes de setembro/2005.

Comente esta Matéria!